Pular para o conteúdo principal

.

.

História



O Trem da História 
Em seus quase 1.500 anos de vida, os beneditinos acompanharam as vicissitudes da história da Igreja, com momentos de expansão, de decadência e até de supressão em muitos países, quando no séc. XVI surgiu o movimento da Reforma, que era hostil ao monasticismo decadente. Na Inglaterra, o rei Henrique VIII suprimiu todas as comunidades religiosas, e não foi até mediados do séc. XIX que a vida religiosa em comunidade ressurgiu na Igreja Anglicana (primeiro na Inglaterra e depois em USA). Mas, apesar de sua ausência física por quase 300 anos, a influência beneditina perdurou fortemente na tradição do Livro de Oração Comum anglicano, ao ponto de poder-se afirmar com justiça, que a espiritualidade anglicana está imbuída do espírito beneditino. 
Os Beneditinos Anglicanos Hoje
Seus Valores - Os valores da tradição monástica falam ainda hoje aos cristãos que são parte do mundo moderno. Reconhecemos a importância de uma vida litúrgica comunitária, de trazer perante Deus, em oração, o trabalho no qual estamos engajados e as necessidades das comunidades nas quais estamos inseridos, para que Deus as guie e abençoe, as redima e renove. 
Os relacionamentos entre nosso trabalho e a vida litúrgica se concretizam no cuidadoso ordenamento das Intercessões e também na preparação de celebrações para marcar ocasiões e/ou necessidades especiais. Através desses vínculos aprendemos também a ver nosso trabalho e nossa vida de relação como meios para melhor servir a Deus e dar testemunho dele. 
Sua difusão - Existem comunidades beneditinas anglicanas por toda a Comunhão Anglicana no mundo, tanto de homens quanto de mulheres, assim como de oblatos, e até há comunidades religiosas que sem serem beneditinas tem aceito e adotado como norma de vida a Regra de São Bento. É assim que os filhos e filhas de São Bento estão no Canada, Inglaterra, Austrália, Ghana, Porto Rico, Filipinas, África do Sul, Estados Unidos, Zimbabwe e Brasil. 
Todos os beneditinos, sejam da tradição romana quanto da anglicana, nos reconhecemos mutuamente como membros de uma mesma e grande família, e como filhos e filhas espirituais do mesmo Pai em Deus, São Bento de Nursia.
Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Província da Comunhão Anglicana) - Alrededor de 1990, sentiu-se entre alguns clérigos a necessidade de cultivar um caminho de espiritualidade baseado na Regra de São Bento, para que o mesmo ajudasse os ministros ordenados na sua vida espiritual e providencia-se também conforto e ajuda mútua, o que redundaria em benefício do povo da Igreja na Diocese Meridional, berço da Congregação. Quem levou essa idéia adiante foi o Rev. Sebastião Teixeira, que recebeu o apoio da Congregação Beneditina do Brasil (da Igreja Romana), na pessoa de seu então Abade Presidente Dom Joaquim de Arruda Zamith, que guiou, alentou e deu uma benção especial ao fundador, para que dessa forma fosse formado o grupo inicial dos OBLATOS ANGLICANOS DE SÃO BENTO (OASB). Com a autorização dos Estatutos e Ritual da Congregação, pelo então Bispo Diocesano, Dom Cláudio Vinícius de Sena Gastal, em 4 de Novembro de 1993, nasceu a Congregação, a primeira de seu gênero na Igreja Anglicana brasileira, sendo seu primeiro prior Dom Sebastião Teixeira. Instituído pelo Bispo diocesano em Dezembro de 1993. 
A Congregação foi autorizada pelos Bispos Diocesanos de Santa Maria e de São Paulo, para poder atuar nas suas Dioceses. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colônia de Férias Chácara São José

PARCERIA COM COLÔNIA DE FÉRIAS CHÁCARA SÃO JOSÉ (SINDICATO DOS CONSERTADORES DE SANTOS) Rua Antonio Spinhardi, 550 - Serra Negra/SP HOSPEDAGEM: - Casas com acomodações de 4 a 10 pessoas (c/ TV) - Churrasqueira - Piscina - Lago - Mini-campo - Salão de jogos - Pomar e horta DIÁRIA (MÍNIMO 3 DIÁRIAS) - Convidados de zero a 05 anos incompletos = GRATUITO - Convidados de 05 a 15 anos incompletos = R$20,00 - Convidados de 15 anos em diante = R$50,00 Reservas deverão ser realizadas diretamente com o Sindicato dos Consertadores, através do telefone (13) 3221-3499 / (13) 99765-2836 Diretor João de Almeida. Maiores informações acesse:  https://consertcoloniadeferias.jimdo.com/

Intercomunhão

O MOVIMENTO DOS OBLATOS

      Artigo de  * Dom Rembert Weakland, OSB Trechos de uma conferência dada em Subiaco, a 31 de agosto de 1977, por ocasião do VI Congresso Nacional dos Oblatos Beneditinos da Itália ( publicada na ‘Lettre de Ligugé’ 196, pp. 8-18). Traduzido do francês por Dom Matias Fonseca de Medeiros, OSB, do Mosteiro do Rio de Janeiro, faz parte de sua palestra sobre PRESSUPOSTOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS DA OBLAÇÃO BENEDITINA. Apresentado no  III ENOB  ( Encontro Nacional dos Oblatos Seculares da Congregação Beneditina do Brasil) em outubro de 2011, na Cidade do Salvador, Bahia,  cujo t ema era ‘Oblação, oferta a Deus e aos irmãos’ . O Movimento dos Oblatos entre o antigo e o novo estilo           Quando considero o mundo monástico, vejo que, hoje, o Movimento dos Oblatos está em vias, como direi, de mudança. É um momento de fluidez. Passamos de um antigo sistema de organização para algo um pouco novo. É difícil prever qual será o resultado desse porvir.          Creio que