Pular para o conteúdo principal

.

.

A Tríplice Corda



A vida comunitária é vista como uma ordenada sucessão de oração, atividade e reflexão. O triplo cordão de ADORAÇÃO, TRABALHO e ESTUDO. 
A Regra estabelece primeiro o ''OPUS DEI'', no qual os monges, em comunidade, celebram sete vezes ao dia, o Ofício Diário composto de salmos, hinos, antífonas, responsórios e leituras bíblicas. O modelo espalhou-se por toda Europa, e embora sofresse adaptações e desenvolvimentos durante os séculos, converteu-se, por mais de mil anos, em norma para toda a Igreja Ocidental.
Enfatiza, em segundo lugar, a 'LECTIO DIVINA'', na qual os irmãos refletem sobre textos bíblicos, os escritos dos Santos Pais e Mestres da espiritualidade, para que, num tranqüilo processo de absorção, baseado na verdade da Palavra de Deus, nutrir suas inteligências e moldar um temperamento reflexivo e contemplativo de devoção. 
Em terceiro lugar, estabelece-se o ''LABOR'', que assegura, para as pequenas comunidades monásticas, a auto-sustentabilidade social, espiritual e econômica. O ritmo de trabalho e oração oferecia uma espiritualidade integrada e equilibrada. Deus era glorificado tanto pelo uso e mordomia da criação quanto na articulação do louvor na Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colônia de Férias Chácara São José

PARCERIA COM COLÔNIA DE FÉRIAS CHÁCARA SÃO JOSÉ (SINDICATO DOS CONSERTADORES DE SANTOS) Rua Antonio Spinhardi, 550 - Serra Negra/SP HOSPEDAGEM: - Casas com acomodações de 4 a 10 pessoas (c/ TV) - Churrasqueira - Piscina - Lago - Mini-campo - Salão de jogos - Pomar e horta DIÁRIA (MÍNIMO 3 DIÁRIAS) - Convidados de zero a 05 anos incompletos = GRATUITO - Convidados de 05 a 15 anos incompletos = R$20,00 - Convidados de 15 anos em diante = R$50,00 Reservas deverão ser realizadas diretamente com o Sindicato dos Consertadores, através do telefone (13) 3221-3499 / (13) 99765-2836 Diretor João de Almeida. Maiores informações acesse:  https://consertcoloniadeferias.jimdo.com/

Intercomunhão

O MOVIMENTO DOS OBLATOS

      Artigo de  * Dom Rembert Weakland, OSB Trechos de uma conferência dada em Subiaco, a 31 de agosto de 1977, por ocasião do VI Congresso Nacional dos Oblatos Beneditinos da Itália ( publicada na ‘Lettre de Ligugé’ 196, pp. 8-18). Traduzido do francês por Dom Matias Fonseca de Medeiros, OSB, do Mosteiro do Rio de Janeiro, faz parte de sua palestra sobre PRESSUPOSTOS BÍBLICOS E TEOLÓGICOS DA OBLAÇÃO BENEDITINA. Apresentado no  III ENOB  ( Encontro Nacional dos Oblatos Seculares da Congregação Beneditina do Brasil) em outubro de 2011, na Cidade do Salvador, Bahia,  cujo t ema era ‘Oblação, oferta a Deus e aos irmãos’ . O Movimento dos Oblatos entre o antigo e o novo estilo           Quando considero o mundo monástico, vejo que, hoje, o Movimento dos Oblatos está em vias, como direi, de mudança. É um momento de fluidez. Passamos de um antigo sistema de organização para algo um pouco novo. É difícil prever qual será o resultado desse porvir.          Creio que